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Homenagem a Ennio Morricone

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Faleceu ontem (06), aos 91 anos, o compositor italiano de trilhas sonoras Ennio Morricone. Ele teve uma das carreiras musicais mais prolíficas e expressivas da trilha cinematográfica, criando música para filmes de todos os gêneros, mas ficando marcado especialmente pelo faroeste e por suas colaborações com o diretor Sergio Leone. “Armonica”, “L’estasi dell’oro” e a música-tema de Três homens em conflito (1966) são absolutamente icônicas e inesquecíveis.

Como forma de homenagear este gigante das trilhas sonoras, fiz uma seleção com algumas de suas composições para filmes de horror, suspense e mistério. Dentro destes gêneros, Morricone colaborou com diretores como Mario Bava, Dario Argento, Roman Polanski, Lucio Fulci, Samuel Fuller, John Carpenter, Pier Paolo Pasolini, entre outros. A trilha de Os oito odiados (2015), de Quentin Tarantino, foi um de seus trabalhos mais recentes, e lhe rendeu um tardio Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Abaixo listei as faixas e os filmes correspondentes. No final, como bônus, adicionei um depoimento de Dario Argento sobre Ennio Morricone. Espero que gostem da seleção. Boa audição!

  1. “Diabolik, Pt. 1” – Perigo: Diabolik (1968)
  2. “Frantic”, Busca frenética (1988)
  3. “Prima della rivelazione, Pt. 2”, O cérebro do mal (1972)
  4. “Fondate paure”, Uma lagartixa num corpo de mulher (1971)
  5. “Paura e aggressione”, Um dia negro (1971)
  6. “La musica prima del massacro”, Os oito odiados (2015)
  7. “Regan’s theme”, O exorcista II: o herege (1977)
  8. “Passeggiata notturna”, O gato de nove caudas (1971)
  9. “Holocaust”, Exterminação 2000 (1977)
  10. “A flower is all you need”, Assassinatos do expresso da meia-noite (1975)
  11. “Shape”, O enigma de outro mundo (1982)
  12. “Il fantasma”, Um vulto na escuridão (1998)
  13. “L’orca assassina”, Orca: a baleia assassina (1977)
  14. “Spettri”, Amor de vampiros (1965)
  15. “Violenza inattesa”, O pássaro das plumas de cristal (1970)
  16. “Wolf”, Lobo (1994)
  17. “Frenesia”, Um lugar tranquilo no campo (1968)
  18. “Qui ci scappa il morto”, Fotos proibidas (1970)
  19. “Raccapriccio”, O que vocês fizeram com Solange? (1972)
  20. “Theme from White Dog”, Cão branco (1982)
  21. “Silenzio nel caos”, O pássaro das plumas de cristal (1970)
  22. “Intermezzino pop”, Fotos proibidas (1970)
  23. “Macchie solari”, Macchie solari (1975)
  24. “4 mosche di velluto grigio”, Quatro moscas sobre veludo cinza (1971)
  25. “Una macabra scoperta”, Barba Azul (1972)
  26. “L’uccello dalle piume di cristallo”, O pássaro das plumas de cristal (1970)
  27. “Deep Down – Italian Version”, Perigo: Diabolik (1968)
  28. “Paranoia prima”, O gato de nove caudas (1971)
  29. “L’anticristo – il buio”, O anticristo (1974)
  30. “Dall’oltretomba”, Amor de vampiros (1965)
  31. “Canto for Alexis”, Síndrome mortal (1996)
  32. “Il fantasma di Wanda”, Um lugar tranquilo no campo (1968)
  33. “Bestiality”, O enigma de outro mundo (1982)
  34. “Spiriti”, Uma lagartixa num corpo de mulher (1971)
  35. “Un organo suona”, Um dia negro (1971)
  36. “Salò o le 120 giornati di Sodoma”, Salò, ou os 120 dias de Sodoma (1975)
  37. “Il diavolo nel cervello”, O cérebro do mal (1972)
  38. “Caduta nell’inconscio”, Fotos proibidas (1970)
  39. “The Link”, Elo de sangue (1982)
  40. “Psicosi ossessiva”, O ventre negro da tarântula (1971)
  41. “Despair”, O enigma de outro mundo (1982)
  42. “The Infernal Trio”, Trio infernal (1974)
  43. “L’inferno bianco”, Os oito odiados (2015)
  44. “Metafora finale”, O gato de nove caudas (1971)
  45. “Fine di Solange”, O que vocês fizeram com Solange? (1972)
  46. “Dario Argento speaks”

Pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, escreve regularmente sobre filmes para livros, encartes de homevideo e catálogos de mostras, além de integrar curadorias e júris de festivais pelo país. Doutoranda em Comunicação Audiovisual (UAM-SP) com pesquisa sobre filmes de horror brasileiros feito por mulheres, ministra palestras e cursos livres sobre cinema. Atualmente, realiza dourado-sanduíche como pesquisadora convidada na Universidade de Sorbonne (Paris). Mantém a revista eletrônica Les Diaboliques, com foco em filmes de horror.

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